Quem resiste a uma coxinha quentinha e recheada, que tem presença garantida nas festinhas infantis e no happy hour? Para quem segue uma dieta vegetariana, comer uma deliciosa coxinha parece estar fora de cogitação, não é mesmo? Felizmente, é possível preparar um dos petiscos mais conhecidos e queridos do Brasil com ingredientes saudáveis e sem origem animal.
Ingredientes
Da massa
800 g de mandioquinha
3 xícaras (chá) de farinha de arroz
1 colher (sopa) de farinha de quinoa
1 pitada de sal
1 gema
2 claras para untar a coxinha
Quinoa em flocos para empanar
Do recheio
2 colheres (sopa) de óleo de milho
1 colher (sopa) de alho picado
4 colheres (sopa) de cebola picada
2 xícaras (chá) de Proteína Texturizada de Soja hidratada
4 palmitos médios picados
1 xícara (chá) de azeitonas picadas
1 colher (sobremesa) de páprica picante
Sal e cheiro verde a gosto
Modo de Preparo
Da massa
Cozinhe a mandioquinha até amolecer e amasse-a bem até formar um purê. Acrescente a gema e os outros ingredientes (menos a clara e a farinha e flocos de quinoa), mexendo sempre até formar uma massa homogênea.
Deixe descansar na geladeira por 15 minutos. Pegue porções da massa com a colher e forme as bolinhas, untando com um pouco de farinha de quinoa. Abra as bolas em forma de disco para colocar o recheio. Modele a coxinha e passe novamente em um pouco de farinha de quinoa, depois na clara e em seguida nos flocos de quinoa. Frite ou asse os salgados.
Do recheio
Refogue a cebola e o alho no óleo, junte o palmito, a proteína de soja e azeitona e deixe cozinhar. Ajuste os temperos e acrescente a páprica no final.